Município também foi destaque em pesquisa que avalia apenas Educação

Publicado em 

Por Redação

Por mais um ano, Jundiaí está na lista de cidades que entregaram mais serviços à população, incluindo Saúde, Educação, Segurança e Saneamento & Sustentabilidade.

Nesta quarta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), lançada pela Macroplan, 100 municípios com mais de 273 mil habitantes que respondem por cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiros foram avaliados. A nota, que vai de 0 a 1, leva em conta 15 indicadores de todas as áreas analisadas.

Neste ano, Jundiaí ocupou o 5º lugar (0,730) na classificação geral, que indica que a cidade consegue conciliar a geração de oportunidade com qualidade de vida. No ranking específico de Educação, que avalia indicadores de matrículas em creche, matrículas em pré-escola, IDEB Ensino Fundamental I e IDEB Ensino Fundamental II, ambos da rede pública, o município também ocupou o 5º lugar (0,663).

Para a Macroplan, o índice em nível municipal é fundamental. “Os municípios, por exemplo, são responsáveis pelos anos iniciais do ciclo escolar que são determinantes para a igualdade de oportunidades. Quanto pior a qualidade do serviço público, maior tende a ser o abismo entre os que dele dependem e os que podem recorrer a iniciativa privada”, publicou.