Enquanto em São Paulo o mercado imobiliário já apresenta sinais consistentes de recuperação, no Rio de Janeiro os números não traduzem a expectativa de retomada do setor. Nos últimos 12 meses, as operações de registro imobiliário apresentaram alta de 11,7% em São Paulo, e queda de 5,9% no Rio de Janeiro.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (dia29) pela Fipe, no Estado do Rio, foram registradas 69.496 transferências de imóveis, entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, sendo 46.261 de compra e venda de imóveis no mesmo período. Quando são considerados somente os indicadores de compra e venda, o percentual de negócios apresenta um recuo de 8,4%.

preço médio dos imóveis residenciais no Rio registrou queda de 2,25%, em dezembro, no acumulado de 2019, segundo o índice FipeZap.

Leonardo Schneider, vice-presidente Secovi Rio, lembra que embora os registros ainda não estejam captando a recuperação do mercado imobiliário do Rio, as perspectivas são mais otimistas em 2020 do que no ano passado:

— Este ano, estamos tendo uma outra realidade. Um tempo melhor do que tivemos no passado. As construtoras e as incorporadoras já estão apresentando lançamentos, o que não estava sendo feito antes. Isso já indica outro termômetro para o mercado — ressaltou Schneider.

A Concal, por exemplo, planeja lançar nove empreendimentos em 2020, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 900 milhões. Segundo José Conde Caldas, presidente da empresa, entre os projetos, cinco são de unidades compactas, permitidas após a mudança da legislação municipal do Rio.

— É um tipo de imóvel que faz muito sucesso em São Paulo, e temos certeza de que será muito bem aceito no Rio também. Dentro da proposta de oferecer unidades menores, com conforto e conveniências, faremos lançamentos na Zona Sul e na Zona Norte — contou Caldas.

O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário pretende investir na Zona Sul e na Tijuca, na Zona Norte, regiões que, de acordo com Raphael Zanola, gestor do fundo, têm se mostrado promissoras para a venda de imóveis.

— A expectativa é de que o cenário de 2020 seja bem mais favorável do que os anteriores. As previsões de mercado apontam para um crescimento de 2,5% no ano, com juros em níveis historicamente baixos e com a inflação sob controle. Estes fatores criam um ambiente positivo para o crescimento — ressaltou.

Minha casa, minha vida

A CAC Engenharia prevê lançar oito empreendimentos no Estado do Rio, totalizando duas mil unidades pelas faixas 1,5, 2 e 3 do programa habitacional "Minha casa, minha vida".

— Teremos três lançamentos na Baixada Fluminense, dois no Rio (Zona Oeste e Zona Norte), um em Niterói, um em São Gonçalo e um em Saquarema (Região dos Lagos). Nossa previsão é dobrar o número de lançamentos na comparação com 2019. A expectativa para este ano é ainda mais positiva, já que o cenário mostra-se favorável para o cliente e para as construtoras — destacou Bruno Teodoro, gerente comercial da empresa.

Já a construtora Riooito vai continuar investindo na Região Serrana, com o lançamento de dois residenciais que chegam a um total de 700 unidades.

— Acredito muito no "Minha casa, minha vida" e sou favorável às mudanças que o governo pretende fazer. O programa foi importantíssimo para o setor nos últimos três anos e vai continuar movimentando a construção civil — afirmou Mariliza Fontes Pereira, diretora da Riooito.

A Vitale planeja três lançamentos pelo segmento econômico, um na Zona Oeste e dois na Zona Norte. Serão quase 500 unidades.

Alto padrão

Otimistas com o novo ano estão também a Fernandes Araujo Participações e a Avanço Realizações Imobiliárias. A primeira prepara três lançamentos: um na Zona Sul, um na Zona Norte e outro na Zona Oeste. Já a segunda prevê lançar dois empreendimentos (Zona Norte e Zona Oeste), além de continuar investindo na marca Avanço Mansões Personalizadas, com a construção de casas em condomínios de alto padrão da Barra da Tijuca.

— O ano de 2019 foi muito importante para o mercado, pois, com as várias reduções da taxa de juros feitas pela Caixa Econômica e com os bancos privados seguindo o mesmo caminho, o setor voltou a reagir, e os lançamentos voltaram com força total. O mercado imobiliário já comemora bons resultados, e o cliente, inclusive o investidor, que estava aguardando por uma oportunidade, está de volta — afirmou o diretor Sanderson Fernandes.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/castelar/registro-de-imoveis-apresenta-queda-de-59-em-um-ano-no-rio-24216483.html