Para quem não sabe, a horta vertical ou horta suspensa é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros. A intenção é que qualquer um possa ter seu jardim particular em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, seja possível tornar o ambiente mais alegre e bonito.

Portanto, pode esquecer aquela desculpa de que você não possui espaço suficiente e, por isso, não cultiva nenhum tipo de horta. As hortas verticais são indicadas, justamente, para quem tem pouco espaço disponível para uma plantação comum, seja em casas ou apartamentos. Seu cultivo também traz muitos benefícios, pois permite que você tire um tempo do seu dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado, num cantinho personalizado e tranquilo. Dessa forma, varandas e pequenas áreas ganham mais verde e formam mini jardins repletos de charme.

Como planejar uma horta vertical?
É importante observar que na hora de montar a sua horta é necessário um preparo inicial, envolvendo alguns fatores que serão imprescindíveis para que sua planta cresça forte e saudável. Tenha certeza de que o local que abrigará suas plantinhas é bem arejado e dispõe de iluminação solar. Tânia, responsável pelo viveiro e floricultura Viver de,  nos explica que o local ideal é aquele que tem sol apenas parte do dia, de preferência o sol da manhã, pois a exposição ao longo do dia pode ressecar e esquentar muito a terra. Cada planta exige cuidados distintos, enquanto algumas precisam de pelo menos 5 horas de sol, outras talvez nem tanto, portanto, procure fazer uma pesquisa prévia se atentando a esses detalhes.

Ter cuidado ao misturar diferentes tipos de plantas também é essencial, pois elas nem sempre combinam. Um bom exemplo é a hortelã, que se caracteriza como uma planta invasora, e deve ter seu próprio local para que não prejudique o crescimento das outras espécies. As plantas de raízes curtas são as melhores para serem plantadas nesse tipo de jardinagem, justamente pelo tamanho limitado do suportes.

O recipiente da sua planta, hortaliça ou erva também deve ser pensado anteriormente, para que o tamanho dos locais sejam compatíveis. “É possível encontrar vasos unitários (cerâmica, plástico, armação revestido com fibra sintética), jardineiras retangulares (plástico) presas por mão francesa ou mesmo suportes de ferro. E, para quem deseja investir mais, existe estruturas modulares compradas por m² e estruturas feitas sob medida em madeira”, afirma Tânia. Não esqueça de verificar se a estrutura que ficará fixa na parede irá suportar o peso dos seus vasos, que receberão uma boa quantidade de terra e serão regados constantemente, aumentando o peso.

O que plantar?
Uma das partes mais divertidas do processo de elaboração da sua horta vertical é poder escolher quais hortaliças plantar. Apesar de algumas limitações, ainda assim são muitas as opções de plantinhas que podem ser cultivadas. Dentre elas temos o orégano, manjerona, hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, agrião, manjericão e melissa. Nutra bem a terra do vaso, para que sua plantinha cresça saudável e sem tantas pragas e insetos. Você pode, por exemplo, reaproveitar a água usada para cozinhar vegetais, pois ela acaba ficando rica em nutrientes e ideal para estimular um crescimento saudável da hortaliça, apenas lembre-se de que a água deve estar fria, sem sal ou óleo.

Para evitar que as raízes apodreçam por excesso de água, principalmente durante o inverno, quando as plantas levam mais tempo para absorver líquidos, adicione na base do vaso elementos que possam drenar a água de forma eficiente, como pedras, pedaços de espuma ou até mesmo pequenos furinhos.

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/horta-vertical/