O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou hoje novas medidas para o crédito imobiliário, como redução de juros do financiamento da casa própria e, para quem já tem empréstimo contratado, a opção de pagar apenas uma parte da prestação por até seis meses.

A Caixa também anunciou que não vai renovar a pausa no financiamento. A medida, concedida em março, no início da pandemia, foi renovada três vezes, totalizando a possibilidade de suspensão dos pagamentos por 180 dias. A última renovação foi no fim de julho, válida por mais dois meses.

Com o fim da pausa, a Caixa anunciou a possibilidade de pagamento parcial nas prestações pelos próximos meses. Os clientes podem pagar 50% da mensalidade por três meses, ou de 50% a 75% do valor mensal por até seis meses.
“É uma volta da pausa, mas cobrando prestações menores”, explicou Guimarães em transmissão ao vivo pela internet.
O presidente do banco estatal também confirmou a renovação da carência de seis meses para o início dos pagamentos em novos contratos de pessoa física. O benefício valerá para novas contratações feitas até o dia 30 de dezembro, com os compradores dos imóveis podendo esperar até seis meses para começar a pagar o financiamento.

Outra medida anunciada foi a redução das taxas para financiamentos na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), linha de crédito que usa recursos das cadernetas de poupança. A taxa mínima será da TR (Taxa Referencial) acrescida de 6,25%.

Fonte:https://www.terra.com.br/economia/caixa-reduz-taxas-do-credito-imobiliario-e-permite-pagamento-parcial-de-prestacoes,8d4b521897c112f047f84a8c5f9feeb0jvl0dinj.html